PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem de script open source (gratuíta) de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML.
Ao invés de muitos comandos para mostrar HTML (como em outras lingagens), páginas PHP contém HTML juntamente com códigos que fazem “alguma coisa”. O código PHP é delimitado por tags iniciais e finais <?php e ?> que lhe permitem pular pra dentro e pra fora do “modo PHP”.
O que distingui o PHP de algo como Javascript no lado do cliente é que o código é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado para o cliente. O cliente receberia os resultados da execução desse script, mas não saberia como é o código fonte. Você pode inclusive configurar seu servidor para processar todos os seus arquivos HTML como PHP, e então não haverá nenhum modo dos usuários descobrirem que se você usa essa linguagem ou não.
A melhor coisa em usar PHP está no fato de ele ser extremamente simples para um iniciante, mas oferece muitos recursos para o programador profissional. Não se preocupe em ler as longas listas de funções do PHP. Você pode pular essa parte e começar a escrever scripts em poucas horas.
Apesar do desenvolvimento do PHP ser focado nos scripts do lado do servidor, você pode fazer muito mais com ele.
Veja abaixo um exemplo extremamente simples de um arquivo em php.
Salve como “teste.php” e crie uma pasta chamada “teste” dentro da pasta “htdocs” (se você estiver usando o XAMPP)salve o arquivo nesta pasta, abra o seu navegador e digite na barra de endereços “localhost/teste/teste.php”
O script abaixo irá imprimir no seu navegador o seguinte recado:
Olá, Eu sou um script PHP!
<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN”
“http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd”>
<html>
<head>
<title>Exemplo</title>
</head>
<body>
<?php
echo “Olá, Eu sou um script PHP!”;
?>
</body>
</html>