• É a mais importante das etapas do ciclo de desenvolvimento de sistemas;
  • Muitos projetos de sistema falham devido a má qualidade dos dados;
  • Os dados estão só na cabeça dos usuários;
  • É preciso compreender o sistema atual (se houver) e as necessidades de um novo sistema.

Problemas

Dificuldade na passagem de informação do usuário para o analista.
Ex:

  • Entrevistar a pessoa errada no momento errado;
  • Fazer perguntas erradas e obter respostas erradas;
  • Criar ressentimentos.

Planejamento

  • Se o assunto a ser discutido é muito grande, vale a pena particioná-lo e focar objetivamente em cada parte;
  • Descubra quem entende do assunto;
  • Monte uma agenda em consenso com os interessados;
  • Estude com antecedência o assunto da reunião;
  • Elabore possíveis questões e linhas de pensamento antes de chegar na reunião;
  • Utilize uma tecnologia adequada ao estilo da reunião;
  • Seja pontual.

Técnicas – Métodos de Conversação

  • Entrevistas / Interview:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Com uma plano geral bem elaborado, o analista tem facilidade em descobrir em que informação o usuário está mais interessado Pode ocorrer desvios no assunto ou até mesmo dispersão no decorrer da entrevista, deixando o usuário cansado ou não produzindo bons resultados
    Pode-se alterar o rumo da entrevista para obter informações que não foram previstas no planejamento  .

     

  • Workshop:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Obtem um conjunto de requisitos bem definido Dificuldade na presença de todos os stakeholders num determinado horário
    O trabalho em equipe torna o levantamento de requisitos mais eficaz .
    Baixo custo e resposta rápida .

     

  • Brainstorming:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Pensamento em grupo Dificuldade na presença de todos num determinado horário
    Baixa inibição de ideias .
    Generaliza a participação dos membros do grupo .

     

  • Questionário:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Atinge um grande número de pessoas Não há garantia de que a maioria responda
    Baixo custo Perguntas podem ter significados diferentes para cada participante questionado
    Questões padronizadas garantem uniformidade .
    Permite que os participantes respondam no momento em que acharem mais conveniente .

     

Técnicas – Métodos de Observação

  • Etnografia / Ethnographic Study:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Identificação do comportamento do ambiente, gerando maior profundidade no conhecimento Dificuldade para analizar e interpretar situações
    Tem base no comportamento real A amostra pode ser reduzida
    . Requer treinamento especializado

     

  • Observação / Observation:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Capta o comportamento natural das pessoas Depende da visão do observador
    Baixa intromissão Requer treinamento especializado
    Confiável para abordagem com baixo nível de interferência Efeito do observador nas pessoas
    . Não tem como comprovar o observado

     

  • Protocolo de Análise / Protocol Analysis:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Registro de tarefas via áudio, vídeo ou notas escritas O analista deve ter alto conhecimento do domínio para compreender melhor as tarefas
    Aumento da maturidade e qualidade Requer dados documentados e opinião de especialistas
    Reutilização de informação já registrada, economiza tempo e custo Replicação de erros existentes

     

Técnicas – Métodos Analíticos

  • Reuso de Requisitos:

    PRINCIPAIS VANTAGENS

    Economia de tempo e dinheiro
    Redução de risco

     

  • Estudo de Documentação / Análise de Conteúdo:

    PRINCIPAIS DESVANTAGENS

    Documentos com problemas podem levar a uma falha na definição dos requisitos;

     

  • Laddering:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Cobre um amplo domínio de requisitos Não extrai todos os tipos de requisitos
    Necessita menos tempo para preparação e execução das sessões Necessita de complementação para levantar todos os requisitos
    Necessita menos experiência para a execussão da sessão Não é compatível com todo e qualquer domínio
    Formato padrão adaptável ao uso do computador para automatizar o processo .

     

  • Sorteio de Cartões:

    PRINCIPAIS VANTAGENS

    Ajuda os stakeholders a levantar conceitos do domínio e distinguir entre problemas de alto e baixo nível
    Pode ser utilizado como insumo para outros métodos de levantamento de requisitos

     

  • Repertory Grid:
    Matriz de entidade x atributo

     

Técnicas – Métodos Sintéticos

  • Sessões JAD / RAD:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Discussõe altamente produtivas Somente projetos que possuem pelo menos uma das características abaixo podem utilizar o JAD:

    – Possuir alto número de stakeholders ;

    – Primeiro projeto na empresa o qual é considerado crítico para o futuro da mesma;

    Melhor aplicado para grandes e complexos projetos Requer mais recursos

     

  • Prototipação:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Feedback antecipado dos stakeholders Alto custo de investimento
    Detecção de erros na fase inicial / Redução de tempo de desenvolvimento e custo Tempo maior para realização
    Alto nível de satisfação dos usuários .

     

  • Questionário de Ambiente:

    VANTAGENS

    DESVANTAGENS

    Levantamento profundo e detalhado das necessidades dos stakeholders Necessita de uma grande quantidade de tempo e pessoas
    Pode ser utilizado para resolver problemas extremamente complexos .

     

  • Storyboards:

    PRINCIPAIS VANTAGENS

    Muito eficiente no esclarecimento de requisitos
    Barato de ser executado

     

Conclusão

Todos os métodos possuem vantagens e desvantagens a serem consideradas
Nenhum método é completo
Utilização de mais de uma técnica, de forma combinada
Maior qualidade e completude dos requisitos levantados

O conteúdo deste post foi gentilmente cedido por Júlia Andreolla.

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