Vamos agora ver como se trabalha com variáveis enviadas através de um formulário ou link de outra página.
Começando com uma variável passada por um link, crie um arquivo chamado teste.php, e nele copie o código abaixo:

<a href=”?nome=João”>Nome</a>

O que resultaria em:

Nome

No arquivo teste.php, logo abaixo do código anteriorcoloque o seguinte código:

<?php

$nome = $_GET[“nome”];

echo “Meu nome é $nome.”;

?>

Repare que o href nao especifica documento algum, isso faz com que o documento chamado seja o próprio arquivo teste.php. Que enquanto nao tem nada na variável nome exibe apenas:
Meu nome é
mas quando clicamos no link NOME o script feito recebe por $_GET o conteúdo contido na variável nome $_GET[“nome”] e coloca em uma variável a qual ficara armazenada para mim usar ao longo do script comforme for necessário. E então é usado o echo para imprimir o valor da variável junto com o texto. Exibindo então:
Meu nome é João.

Blog do Laercio

Vamos agora começar a trabalhar com variáveis.
No PHP existem variáveis pre definidas como:

$_COOKIE
$_FILES
$_GET
$_POST
$_SESSION

Dentre outras. Mas para você definir uma variável nova é extremamente fácil, basta colocar o símbolo do sifrão ($), e o nome da variável.
Exemplo:

$variável

Procure não usar caracteres especiais para definir uma variável como: ç ã õ ê * ¨ %.
Use apenas letras e números, se for preciso um espaço use o underline.
Exemplo:

$variavel_01

Confira agora um exemplo de como usar variáveis e imprimi-las com o ECHO.

<?php

$cabecalho = “<!DOCTYPE html PUBLIC ‘-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN”http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd’>”;
$html_01 = “<html xmlns=’http://www.w3.org/1999/xhtml’>”;
$html_02 = “</html>”;
$head_01 = “<head>”;
$head_02 = “</head>”;
$title_01 = “<title>”;
$titulo = “Titulo do Documento”;

$title_02 = “</title>”;
$body_01 = “<body>”;
$body_02 = “</body>”;
$conteudo = “Teste de ECHO”;

echo “$cabecalho
$html_01
$head_01
$title_01
$titulo

$title_02
$head_02
$body_01″;

echo “$conteudo”;

echo “$body_02
$html_02″;

?>

Blog do Laercio

Bom, para começarmos a parte prática do nosso manual, temos em mente que você já tem instalado em sua máquina um servidor apache com suporte à PHP (XAMPP). Após termos conferido isso podemos criar nossa página em php. Crie um arquivo .php e inicie ele com as tags php <?php, então faça assim:

<?php

echo “Minha Promeira página com o PHP.”;

?>

Lembrando que isso é uma página de puro php, se você for publicar isso na web deve-se usar o html antes do php.
O resultado desse pequeno script é o seguinte:

Minha primeira página com o PHP.

Com o HTML este arquivo deveria ficar assim:

<html>
<head>
<title>PHP</title>
</head>
<body>
<?php
echo “Minha Promeira página com o PHP”;
?>
</body>
</html>

E o resultado no browser seria:

<html>
<head>
<title>PHP</title>
</head>
<body>
Minha Promeira página com o PHP
</body>
</html>

E nesse escript já notamos algo que você nunca deve esquecer, é o uso do echo lembre-se sempre desta frase: “O echo é seu amigo”. No meu caso eu tenho o echo como uma espécie de identificador de erros, sempre que um erro ocorre eu uso o echo para mostrar as variáveis que eu estou usando e ver se alguma delas está com problemas.

Blog do Laercio

Com o PHP você pode fazer qualquer coisa. O PHP é focado para ser uma linguagem de script do lado do servidor, portanto, você pode fazer qualquer coisa que outro programa CGI pode fazer, como: coletar dados de formulários, gerar páginas com conteúdo dinâmico ou enviar e receber cookies. Mas o PHP pode fazer muito mais.

O php funciona em quase todos os sistemas operacionais, dentre eles: Linux, várias variantes Unix (incluindo HP-UX, Solaris e OpenBSD), Microsoft Windows, Mac OS X, RISC OS. Ele tambèm é suportado na maioria dos servidores atuais como: Apache, Microsoft Internet Information Server, Personal Web Server, Netscape and iPlanet Servers, Oreilly Website Pro Server, Caudium, Xitami, OmniHTTPd.

Com o php você também pode trabalhar com vários tipos de banco de dados como: Adabas D, dBase, Empress, FilePro (read-only), Hyperwave, IBM DB2, Informix, Ingres, InterBase, FrontBase, mSQL, Direct MS-SQL, MySQL, ODBC, Oracle (OCI7 and OCI8), Ovrimos, PostgreSQL, SQLite, Solid, Sybase, Velocis, nix dbm.
E destas todas a que eu vou abordar neste manual é o MYSQL.

O php também suporta outros protocolos como o POP3 para envio de e-mails e outros que nos vamos conhecendo comforme for necessário no nosso manual.

PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem de script open source (gratuíta) de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML.

Ao invés de muitos comandos para mostrar HTML (como em outras lingagens), páginas PHP contém HTML juntamente com códigos que fazem “alguma coisa”. O código PHP é delimitado por tags iniciais e finais <?php e ?> que lhe permitem pular pra dentro e pra fora do “modo PHP”.

O que distingui o PHP de algo como Javascript no lado do cliente é que o código é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado para o cliente. O cliente receberia os resultados da execução desse script, mas não saberia como é o código fonte. Você pode inclusive configurar seu servidor para processar todos os seus arquivos HTML como PHP, e então não haverá nenhum modo dos usuários descobrirem que se você usa essa linguagem ou não.

A melhor coisa em usar PHP está no fato de ele ser extremamente simples para um iniciante, mas oferece muitos recursos para o programador profissional. Não se preocupe em ler as longas listas de funções do PHP. Você pode pular essa parte e começar a escrever scripts em poucas horas.

Apesar do desenvolvimento do PHP ser focado nos scripts do lado do servidor, você pode fazer muito mais com ele.

Veja abaixo um exemplo extremamente simples de um arquivo em php.

Salve como “teste.php” e crie uma pasta chamada “teste” dentro da pasta “htdocs” (se você estiver usando o XAMPP)salve o arquivo nesta pasta, abra o seu navegador e digite na barra de endereços “localhost/teste/teste.php”

O script abaixo irá imprimir no seu navegador o seguinte recado:

Olá, Eu sou um script PHP!

<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN”
“http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd”>
<html>
<head>
<title>Exemplo</title>
</head>
<body>

<?php
echo “Olá, Eu sou um script PHP!”;
?>

</body>
</html>

Bom, antes mesmo de começar a fazer nosso primeiro exemplo funcionar, eu lhes dou uma dica: usem um editor php (para os leigos: editor=programa). Abaixo eu estou postando alguns links de uns editores de php para download.

http://en.softonic.com/windows/php

http://www.tudodownloads.com.br/download/170/Macromedia_Dreamweaver_8_0.html

Eu uso o dreamweaver, mas tudo de pende de costume, pois há outro que preferem o Zend Studio, outros até editam no bloco de notas mesmo, isso mesmo no bloco de notas, basta digitar o codigo php e salvar como .php e ai está seu arquivo php. mas nao há nada melhor do que um editor php, pois ele mostra em cores as funções, alguns dão dicas como por exemplo:
você digita:

mysql_

e o editor ja abre uma aba com as várias opções como:

mysql_connect()
mysql_close()

e assim vai.

E aguardem, em breve estarei disponibilizando o link para baixar a verção portátil do dreamweaver.

Outra coisa que eu acho de fundamental importância, antes de programar um site em php, você deve ter um conhecimento básico de HTML, CSS, e talvez JavaScript.

Pois com o PHP você pode fazer toda a parde dinâmica de um site, mas de que adianta um site dinâmico mas todo feio, desalinhado, desorganizado.
Então aprenda um pouco de HTML, CSS e o que mais você achar necessário para fazer seu site, ou o site de seu contratante ficar bonito, pois sempre que estiver fazendo algum projeto novo, imagine-se no lugar do usuário antes de qualquer coisa.

Bom para começar, antes de fazer qualquer coisa em php, você tem que ter onde rodar o php, ou melhor, tem que ter um sevidor para fazer o arquivo php funcionar, mas para que você não tenha que a todo teste ter que fazer o upload de todos os arquivos para um servidor externo, existem vários servidores que funcionam localmente, ou seja: servidores que rodam na sua propria máquina, um deles é o XAMPP, é ele que eu uso e até hoje nunca me deu problema algum, ele possui um servidor apache, banco de dados mysql, e muitas outras coisas que vc precisará para testar o seu site localmente.
Aí está o link para quem quiser fazer o download do XAMPP 1.7.0.
É só instalar e colocar os arquivos na pasta C:/xampp/htdocs.
Para testar execute o arquivo xampp_start.exe e em seu navegador digite: http://localhost/.
Pronto, agora você ja tem tudo para começar a fazer seu projetos com o php.

Aguarde os próximos posts do manual.