Google Penguin

Outro passo para recompensar sites de alta qualidade!

Google PenguinEste foi o título no post oficial do google sobre o Penguin Update, esta atualização no algoritmo do Google tem como principal intenção punir sites que fazem o chamado “Black Hat”, que é um conjunto de técnicas que não atendem as diretrizes para webmasters e servem para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

Os resultados de pesquisa, a partir de agora, exibirão menos “webspans” e mais conteúdo de qualidade para o usuário. Os sites que violam as diretrizes para webmasters serão punidos, tendo sua classificação diminuida.

A recomendação do Google é que os webmastesr sigam rigorosamente as diretrizes para webmasters para que seus sites não sejam punidos, criando sites de qualidade, com uma boa experiência para os usuários e utilizando apenas técnicas de SEO “white hat”, que são exatamente o contrário de “black hat”.

Não faça Black Hat!

Sites que utilizam qualquer técnica de Black Hat muito provavelmente serão punidos pelo google, então se você fez webspan, espalhando links com texto âncora exato ou links manipulados, confira seus acessos, pois provavelmente seu site já foi punido, se ainda não foi, parabéns você é uma pessoa de muita sorte, aproveite para jogar no bicho, mega-sena ou qualquer jogo de sorte, mas antes disso confira quais os link que apontam para seu site e que foram manipulados ou que tenham a aparência de serem manipulados, pois você teve sorte hoje, mas amanhã é outro dia.

Meu site foi punido! E agora?

A recomendação para os tiveram seu site punido é que confiram nas ferramentas para webmasters quais os links suspeitos que seu site tem, muito provavelmente, ao acessar as ferramentas para webmasters você verá um alerta informando que seu site foi punido. Na conferência dos links suspeitos que apontam para seu site você deverá, um por um, removê-lo e neste momento você encotra um outro problema.

  • Se o dono do site que tem um link manipulado para o seu site não quiser retirar o link?
  • Se ele quiser cobrar para retirar o link?
  • Se ele simplesmente não responder às suas tentativas de contato?

Então você está com um grande problema, mas tente ao máximo resolvê-los um a um e, ao mesmo tempo com que elimina link manipulados, crie conteúdo de qualidade para que, ao verificar que você está atendendo às diretizes corretamente, o google também veja seu novo conteúdo e links de qualidade e, possivelmente, melhore o seu posicionamento, provavelmente não o colocará na posição que estava antes da punição, mas você já estará melhor do que está enquanto punido.

Aprenda com os erros!

Para toda a comunidade de SEO o penguin update serve para que, ao invés de fazer webspan, seja criado um conteúdo de qualidade e não haja mais tanta comunidade de venda e troca de links.

Se você cria conteúdo de qualidade para o seu site, ele será linkado naturalmente por outros sites que possuem um conteúdo provavelmente semelhante gerando assim uma rede muito mais forte de links de qualidade apontando para o seu site.